Voltamos!

A Equipe Aláfia está de volta e em breve teremos muitas novidades! MUITOS PROJETOS NO FORNO!!!

domingo, 7 de março de 2010

Candomblé: religião ou seita?

Bom, para responder a esta pergunta vamos as denominações?

1. Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", "ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

2. Seita designa um grupo de pessoas (um movimento) que professam nova ideologia divergente daquela da(s) religião(ões) que são consideradas dominantes e ou oficiais, geralmente dirigidos por líder com características de personalidade consideradas carismáticas, mas ainda com fraco ou pouco reconhecimento geral por parte da sociedade. Mas, já se viu, a questão do reconhecimento é tão-apenas relativa.

Portanto, penso que o Candomblé está muito além do conceito de religião, Candomblé é o nosso ponto de encontro com a África Ancestral e com toda nosa ancestralidade. É culto e respeito a natureza, harmonia com Osun, a força das águas, crença na força de Oyá presente dos ventos e Yemanjá presente dos mares.

E assim, através de muita luta e fé de nossos antigos, que muito sofreram para hoje nos deixar vivo o culto aos orixás, foi criado o CANDOMBLÉ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário